Emagrecer comendo ovo? Entenda mais sobre esse alimento

Com certeza você já escutou que o ovo pode te ajudar a emagrecer, contudo nem sempre foi assim. O ovo é um alimento financeiramente acessível e muito versátil, uma das proteínas mais usadas em diversas receitas pelo mundo. Há alguns anos, era muito comum acreditar que o consumo deste alimento elevava o colesterol ruim e também aumentava o risco de doenças do coração.

O que a ciência diz sobre o ovo no emagrecimento? Vale a pena colocá-lo na dieta?

Ovo é um alimento funcional

O ovo é uma comida funcional que possui componentes bioativos. Estes componentes são fundamentais para prevenir problemas crônicos e infecciosos. Alguns estudos falam que o alimento tem propriedades anticancerígenas, antioxidantes, antimicrobianas e hipotensoras..

Fosfolipídios

Um dos componentes que chamamos bioativos são os fosfolipídios. Neles está a esfingomielina, que é presente nas membranas celulares, como a bainha de mielina que envolve os axônios.

Ovotransferrina

A ovotransferrina é uma proteína que possui

propriedades antibacterianas. Existem provas de que ela tem uma atividade antiviral, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ela também conta com outras proteínas, como a vitelogenina, lipovitelina e fosvitina, essenciais para o sistema de defesa do corpo humano. 

Inflamação 

A inflamação aguda é uma resposta natural a lesões e patógenos, mas a inflamação crônica tem um papel fundamental na fisiopatologia de várias doenças graves, como problemas cardiovasculares, câncer e o diabetes mellitus tipo 2.

Outros nutrientes e propriedades importantes do ovo

O ovo também é um ingrediente muito rico em vitamina A, D, E e B12. Ele é uma proteína de absorção elevada, por conta disso é muito consumido por pessoas que praticam exercícios com frequências.

Um estudo mostrou que mulheres com sobrepeso ou obesas que consumiram ovos tiveram escores maiores no IES (Índice de Alimentação Saudável).

As diretrizes sobre o ovo na dieta diária fazem parte da política nutricional do governo dos Estados Unidos.

A melhora da saúde está diretamente ligada aos antioxidantes da alimentação, diminuindo o estresse oxidativo presente nas células. O ovo tem naturalmente diversos compostos, como os que já foram citados, além da lisozima da clara, da ovalbumina, dos carotenoides, da fosfitina e aminoácidos.

Contudo, alguns antioxidantes lipofílicos, como a vitamina E, o selênio, carotenoides, iodo e outros, podem ser transferidos para a gema através da ração, dessa forma gerando ovos que são ricos em antioxidantes. A bioatividade destes componentes pode ser afetada pelo processamento da comida, armazenamento e digestão gastrointestinal, como este artigo mostra.

O ovo pode ajudar a emagrecer?

Quanto ao emagrecimento: o ovo realmente auxilia neste processo por causa das suas propriedades nutricionais?

O que se sabe, é que consumir ovos, além dos nutrientes, pode ajudar numa ingestão calórica menor, o que acaba sendo importante, mas não fundamental para perder peso.

Quando comemos ovos pela manhã, por exemplo, a tendência é que durante o dia vamos sentir menos fome, pois aumenta a saciedade e nos faz diminuir o consumo de energia durante o almoço e no resto do dia, principalmente quando comparado com o café da manhã sem o alimento e que se baseia em carboidratos refinados.

Conclusão

Antes visto como vilão, o ovo tornou-se um parceiro da alimentação equilibrada

 e saudável, ideal para quem está em busca de um emagrecimento com saúde.

Este alimento pode ajudar a perder peso e ele é considerado atualmente um dos alimentos mais essenciais para as pessoas, ficando atrás apenas do leite materno, que é muito importante para o início da vida do bebê.

Comece a pensar em incluir o ovo na sua alimentação dieta. Um cronograma alimentar com o ovo pela manhã pode ser útil para o processo de emagrecimento, já que ele eleva a plenitude e diminui a ingestão de energia.

Todos os ovos são bons para a saúde e têm propriedades alimentares muito parecidas. Contudo, recomendo dar preferência para os ovos orgânicos ou caipiras, pois eles acabam sendo mais saudáveis para você.

Aqui no blog tem diversas receitas que utilizam os ovos, como a panqueca proteica. Você também pode encontrar algumas opções bem saborosas para o café da manhã.

samy zenun

Olá, sou o Samy Zenun, médico, CRM-MG 35.106, especialista Medicina do Esporte (RQE Nº: 39580) e Anestesiologia (RQE Nº: 11260), com pós-graduação em nutrologia. Tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Instagram: https://www.instagram.com/samyzenun