Redução de alimentos gordurosos melhora a saúde cardiovascular

As orientações de saúde sugerem que reduzir a quantidade de gordura saturada na alimentação, ao diminuir as gorduras animais, faz bem para a saúde. Os autores tiveram como foco combinar todas as evidências disponíveis para entender se a mudança na dieta reduz o risco de morrer ou de contrair doenças cardiovasculares (doenças cardíacas ou derrame).

Objetivo da revisão do estudo

O grupo teve como objetivo descobrir os efeitos na saúde de reduzir a gordura saturada nos alimentos consumidos (substituindo as gorduras animais e gorduras vegetais duras por óleos vegetais, pastas insaturadas ou alimentos ricos em amido).

Características do estudo

Foi avaliado o efeito da redução da quantidade de gordura saturada na dieta por pelo menos dois anos nos resultados de saúde, incluindo morte, doença cardíaca e derrame.

Os autores analisaram apenas estudos de adultos (18 anos ou mais). Eles incluíram homens e mulheres com e sem doenças cardiovasculares. Não houve a inclusão de estudos de pessoas com doenças agudas, mulheres grávidas ou amamentando.

Critério de seleção

Os ensaios incluídos preencheram os seguintes critérios:

  1. randomizados
  2. intenção de reduzir a ingestão de gordura saturada OU intenção de alterar as gorduras dietéticas e alcançar uma redução na gordura saturada
  3. em comparação com maior ingestão de gordura saturada ou dieta usual
  4. não multifatorial
  5. em humanos adultos com ou sem doença cardiovascular (mas não gravemente doente, grávida ou amamentando)
  6. duração da intervenção de pelo menos 24 meses
  7. dados de mortalidade ou morbidade cardiovascular disponíveis

Coleta e análise de dados

Dois revisores avaliaram independentemente a inclusão, extraíram os dados do estudo e avaliaram o risco de viés. Foram realizadas meta-análises de efeitos aleatórios, meta-regressão, subgrupo, análises de sensibilidade, gráficos de funil e avaliação GRADE.

Principais resultados

Os autores encontraram 15 estudos com mais de 56.000 participantes. As evidências vão até outubro de 2019. A revisão descobriu que a redução da gordura saturada levou a uma redução de 17% no risco de doenças cardiovasculares (incluindo doenças cardíacas e derrames), mas teve pouco efeito no risco de morte.

A revisão também descobriu que os benefícios para a saúde surgiram da substituição das gorduras saturadas por gorduras poliinsaturadas ou alimentos ricos em amido.

Quanto maior for a diminuição da gordura saturada e quanto mais o colesterol total sérico for reduzido, maior será a proteção contra eventos cardiovasculares.

Pessoas que estão atualmente saudáveis ​​parecem se beneficiar tanto quanto aquelas com risco aumentado de doença cardíaca ou derrame (pessoas com pressão alta, colesterol sérico alto ou diabetes, por exemplo) e pessoas que já tiveram doença cardíaca ou derrame. Não houve diferença de efeito entre homens e mulheres.

Isso significa que, se 56 pessoas sem doença cardiovascular, ou 53 pessoas que já têm doença cardiovascular, reduzirem sua gordura saturada por cerca de 4 anos, uma pessoa evitará um eventos sérios (ataque cardíaco ou derrame) que de outra forma teria.

Qualidade da evidência

Há uma grande quantidade de evidências avaliando os efeitos da redução da gordura saturada por pelo menos dois anos.

Esses estudos fornecem evidências de qualidade moderada de que a redução da gordura saturada reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Implicações para a Prática

As evidências apoiam a redução da gordura saturada para reduzir o risco de eventos cardiovasculares combinados em pessoas com e sem doença cardiovascular existente, em homens e mulheres, por pelo menos dois anos e em países industrializados.

Pouco ou nenhum efeito da redução da gordura saturada foi observado em todas as causas e mortalidade cardiovascular, pelo menos nesta escala de tempo.

Maneiras práticas de obter reduções na gordura saturada da dieta incluem mudar para alimentos lácteos com baixo teor e cortar as gorduras da carne, bem como reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, como bolos, biscoitos, tortas e doces, manteiga, ghee, banha, palma azeite, enchidos e carnes curadas, queijos duros, natas, gelados, milkshakes e chocolate.

Conclusão dos autores

Os achados desta revisão atualizada sugerem que a redução da ingestão de gordura saturada por pelo menos dois anos causa uma redução potencialmente importante nos eventos cardiovasculares combinados.

Substituir a energia da gordura saturada por gordura poliinsaturada ou carboidrato parece ser uma estratégia útil, enquanto os efeitos da substituição por gordura monoinsaturada não são claros.

A diminuição dos eventos cardiovasculares combinados resultantes da redução da gordura saturada não se alterou pela duração do estudo, sexo ou nível basal de risco cardiovascular, mas uma maior redução na gordura saturada causou reduções consideráveis nos eventos cardiovasculares.

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O estudo original foi publicado na Cochrane Library

* “Reduction in saturated fat intake for cardiovascular disease” – 2020

Autores do estudo: Hooper L, Martin N, Jimoh OF, Kirk C, Foster E, Abdelhamid AS – 10.1002/14651858.CD011737.pub3

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