Por que você precisa de ácidos graxos ômega 3 regularmente!

Depois de vitaminas e minerais, o óleo de peixe com seus ácidos graxos ômega 3 é o suplemento mais utilizado, estima-se que cerca de 10% da população no mundo, o consuma regularmente.

Uma coisa que os pesquisadores sabem é que os ômega 3 são gorduras essenciais – seu corpo não pode produzi-las. Então, para uma boa saúde geral, você precisa obtê-los na alimentação.

Principais tipos de ácidos graxos ômega 3

  • Ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) são encontrados em peixes gordurosos e alguns crustáceos.
  • O ácido alfa-linolênico, ou ALA, é encontrado em óleos vegetais, nozes (especialmente nozes), linho e alguns vegetais folhosos.

O Omega 3 pode ajudar a reduzir a inflamação, um fator em ambas as placas de obstrução da artéria e doenças auto-imunes como a artrite reumatóide. Há algumas evidências de que o ômega 3 oferece um modesto alívio dos sintomas da artrite reumatóide.

Após muita controvérsia, um novo estudo, desta vez mais detalhado, e publicado na revista médica científica Healthday, mostrou que o ômega 3 pode diluir o sangue e reduzir a probabilidade de coágulos perigosos, mas isso também pode significar que o sangue demorará mais para coagular após um corte simples, por exemplo. Isso pode ser perigoso se você também estiver tomando um analgésico, que podem causar úlceras sangrantes. Então fique atento sobre possíveis interações medicamentosas se você estiver consumindo os suplementos. Portanto, a partir da pesquisa limitada que foi feita, comer alimentos naturais com ômega 3 parece ser melhor do que adquiri-los através de suplementos, além de obter os outros nutrientes nos alimentos.

Alimentos ricos em ômega 3

Portanto, ponha peixes gordurosos como salmão, atum e truta, ou moluscos como caranguejo, mexilhões e ostras, no cardápio duas vezes por semana, e inclua mais nozes e seus derivados em sua alimentação.

Segundo os pesquisadores, mais estudos são necessários, mas o que se sabe já é suficiente para indicar o consumo regular de ácidos graxos de ômega-3 encontrados nos alimentos, e se possível, evitar o uso dos suplementos industrializados.

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