A pandemia de COVID-19 está afetando o sono da população

Mais da metade das pessoas entrevistadas em um estudo populacional online experimentou sérias dificuldades para dormir durante a pandemia de COVID-19, mas alguns indivíduos relataram um sono melhor.

Embora houvesse alta variabilidade nas mudanças dos hábitos noturnos, três perfis distintos de comportamentos relacionados ao sono surgiram durante a pandemia, relatou Rebecca Robillard, PhD, da University of Ottawa e do Royal’s Institute of Mental Health Research no Canadá, no SLEEP 2020 virtual, uma reunião conjunta da Academia Americana de Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa do Sono.

“Nossos resultados sugerem que os efeitos da pandemia no sono são mais complexos do que apenas bons ou ruins”, observou Robillard.

“A pandemia envolve um estressor externo global com consequências generalizadas e, para muitos, isso leva a algum grau de sofrimento psicológico, um fenômeno conhecido por interagir com o sono”, disse ela.

Ela também causou grandes mudanças nas rotinas diárias. “Para alguns, o confinamento pode aliviar certas restrições – por exemplo, para aqueles que trabalham em casa – enquanto para outros isso pode trazer novos desafios – por exemplo, deveres familiares aumentados que podem causar dias mais longos e noites mais curtas”, observou Robillard .

“Dessa perspectiva, a pandemia pode levar as pessoas a mudar alguns de seus comportamentos noturnos, como a hora em que vão para a cama, acordam e o tempo geral que passam na cama. Essas mudanças comportamentais também podem afetar de forma mais ampla resultados do sono, como qualidade, duração, o grau de jet lag social, a frequência e gravidade das dificuldades para dormir.”

Como o estudo foi conduzido

Em seu estudo, Robillard e colegas pesquisaram 5.525 canadenses, com idades entre 16 e 95, de 3 de abril a 24 de junho. Os entrevistados tinham uma idade média de 55 anos: 67% eram mulheres, 88% eram brancas e 64% tinham filhos menores.

Os trabalhadores em turnos e as pessoas que viajaram para outro fuso horário nos últimos 30 dias foram excluídos. Os questionários continham questões sobre os padrões de sono e saúde mental durante e antes da pandemia.

A taxa geral de qualquer dificuldade séria para dormir – incluindo início do sono, manutenção do sono ou acordar cedo demais – aumentou de 36% antes da pandemia para 51% durante ela. “Também observamos que 8% da nossa amostra relatou um aumento na frequência de medicamentos para dormir usados ​​durante o surto”, disse Robillard.

Ampliando os pontos de dados específicos, a história ficou menos clara. Não houve mudança geral significativa nos escores do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), mas 5,8% dos entrevistados mostraram melhora clinicamente importante no PSQI durante a pandemia e 17,5% tiveram piora clinicamente importante mínima.

A análise de agrupamento mostrou três padrões de sono pandêmicos:

  • Tempo prolongado na cama, caracterizado por horários mais tarde para acordar
  • Tempo reduzido na cama, caracterizado por horas de dormir mais tarde e horas de acordar mais cedo
  • Atraso de fase, caracterizado por horas de dormir e acordar mais tarde, com um pequeno prolongamento do tempo na cama

As pessoas em cada grupo de perfil tiveram mudanças diferentes nos resultados do sono durante o COVID-19. Enquanto o tempo prolongado no grupo cama não mostrou grandes mudanças no hábitos noturos, o tempo reduzido no grupo cama perdeu mais de 1 hora de sono em média.

O grupo de atraso de fase teve um aumento significativo da latência do sono e uma reversão de seu jet lag social (calculado como a diferença entre os horários de sono preferidos e reais) durante a pandemia. “Enquanto antes do surto eles tinham horários de sono mais cedo do que seus horários preferidos, durante o surto eles agora tinham horários de sono ainda mais tarde”, disse Robillard.

As taxas mais altas de dificuldades para iniciar o sono ocorreram no grupo de atraso de fase. As maiores taxas de piora na manutenção do sono e despertares pela manhã foram observadas no grupo de tempo reduzido na cama.

Os três grupos também tiveram diferentes respostas psicológicas à pandemia. Comparado com o tempo prolongado no grupo de cama, o tempo reduzido na cama e os grupos de atraso de fase apresentaram taxas mais altas de piora no estresse, ansiedade e sintomas depressivos.

Esses dois grupos também tinham mais mulheres, pessoas com diagnóstico de transtornos mentais e cronótipos noturnos.

Conclusão dos autores

No geral, novas dificuldades para dormir durante a pandemia estavam associadas a ser mulher, ter emprego, ter responsabilidades familiares, acordar mais cedo, doenças crônicas, níveis mais elevados de estresse, beber muito e muita exposição à televisão. “Em conjunto, esses fatores podem dar origem a alguns insights para identificar as pessoas e os comportamentos com maior risco de resultados adversos do sono em resposta à pandemia”, observou Robillard.

As limitações do estudo incluem possível viés de memória. “As descobertas destacam a necessidade de intervenções de sono personalizadas para abordar os perfis distintos de problemas do sono que surgiram durante esta pandemia”, disse Robillard. “Embora alguns desses problemas de sono possam ser transitórios para algumas pessoas, deve ser de alta prioridade garantir que eles não se cristalizem em distúrbios crônicos do sono”.

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O estudo original foi publicado no SLEEP

* “The COVID-19 Pandemic and Sleep Changes in the General Population” – 2020

Autores do estudo: Robillard R, et al – Estudo

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