Medicamentos para disfunção erétil podem causar efeitos graves

Homens mais velhos que usam regularmente medicamentos para disfunção erétil podem ter maior probabilidade de desenvolver efeitos colaterais graves que podem levar à perda de visão e cegueira, sugere um novo estudo.

Alguns relatos de casos isolados e pequenos estudos já ligaram medicamentos para disfunção erétil a sérios efeitos colaterais relacionados à visão.

Estes incluem descolamento de retina, quando a retina se afasta da parte de trás do olho, oclusão vascular da retina, quando coágulos bloqueiam as veias do olho; e neuropatia óptica isquêmica, quando o sangue para de fluir para o nervo óptico. Essas condições podem surgir repentinamente e levar à perda permanente da visão se não forem tratadas rapidamente.

Para o novo estudo, os pesquisadores queriam avaliar os riscos observados nesses estudos menores examinando um grupo muito maior de homens

durante um período médio de acompanhamento de cerca de quatro anos.

Eles analisaram dados de pedidos de seguro de saúde de mais de 213.000 homens que receberam novas prescrições para um dos quatro medicamentos para disfunção erétil em uma família de medicamentos conhecidos como inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5Is): sildenafil (Viagra), tadalafil (Cialis), vardenafil (Levitra, Staxyn) e avanafil (Stendra). A análise comparou os efeitos colaterais relacionados aos olhos de homens que usaram esses medicamentos com homens que não usaram.

No geral, os homens que usavam regularmente medicamentos para disfunção erétil eram 85% mais propensos a desenvolver efeitos colaterais graves relacionados à visão do que os homens que não tomavam esses medicamentos, relatam pesquisadores no JAMA Ophthalmology.

Quando os pesquisadores analisaram cada tipo de efeito colateral ocular isoladamente, encontraram o uso regular de drogas para disfunção erétil associado a um risco 2,8 vezes maior de descolamento de retina grave, um risco dobrado de neuropatia óptica isquêmica e um risco aumentado de 44% de oclusão vascular da retina. .

“As descobertas sugerem que os indivíduos que usam regularmente PDE5Is precisam estar cientes dos eventos adversos oculares associados a esses medicamentos e alertar seus médicos se apresentarem algum déficit visual”, concluíram os pesquisadores.

Os pesquisadores definiram o uso regular de medicamentos para disfunção erétil como o preenchimento de pelo menos uma prescrição a cada três meses. Uma limitação do estudo é que isso só disse aos pesquisadores com que frequência os homens pegavam os frascos de pílulas, não com que frequência os homens realmente usavam as pílulas.

O estudo também não foi um experimento controlado projetado para provar se ou como os medicamentos para disfunção erétil podem causar diretamente efeitos colaterais relacionados aos olhos.

Existem, no entanto, algumas explicações plausíveis de por que as drogas podem causar esses efeitos colaterais, escreveram Brian VanderBeek, MD, MPH, e Maureen Maguire, PhD, do departamento de oftalmologia da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, em um editorial que acompanha o estudar.

Por exemplo, a neuropatia óptica isquêmica pode se desenvolver em pessoas que têm pressão arterial anormalmente baixa à noite, escrevem os autores do editorial. Os medicamentos para disfunção erétil são frequentemente usados ​​à noite e são conhecidos por reduzir a pressão arterial, observam.

Além disso, os medicamentos para disfunção erétil podem causar espessamento do tecido na camada média da parede do olho, condição associada ao descolamento de retina, apontam os autores do editorial. Os possíveis mecanismos para esses medicamentos causarem oclusão vascular da retina não são tão claros, eles escrevem, mas é possível que esses medicamentos possam ter um efeito negativo no fluxo sanguíneo dentro dos olhos.

_____________________________
O estudo original foi publicado no Everyday Health

“Erectile Dysfunction Drugs Linked to Vision Loss” – 2022, Estudo

4Medic

As informações publicadas no site são elaboradas por redatores terceirizados não profissionais da saúde. Este site se compromete a publicar informações de fontes segura. Todos os artigos são baseados em artigos científicos, devidamente embasados.