Exercícios físicos para pessoas com ansiedade, estresse e depressão

O exercícios físicos podem ser uma forma muito boa de melhorar a saúde e reduzir o risco de contrair diversas doenças. Mas uma nova pesquisa mostra que o exercício traz ainda mais benefícios à saúde do coração para pessoas que sofrem de ansiedade, estresse e depressão.

Em um estudo apresentado no  American College of Cardiology’s 71st Annual Scientific Session em abril, os pesquisadores descobriram que a atividade física regular quase dobrou o benefício cardiovascular em indivíduos com depressão ou ansiedade, em comparação com indivíduos sem esses diagnósticos.

De acordo com a pesquisa, as pessoas que realizaram a quantidade recomendada de atividade física por semana (150 minutos) tiveram 17% menos probabilidade de sofrer um evento cardiovascular adverso importante do que aquelas que se exercitaram menos. Das pessoas que atingiram a quantidade recomendada de 150 minutos por semana, aqueles com ansiedade ou depressão tiveram uma redução de risco de 22% versus um risco de 10% naqueles sem nenhuma das duas condições.

Detalhes do estudo

A análise incluiu mais de 50.000 pacientes no banco de dados do Massachusetts General Brigham Biobank. Pouco mais de 4.000 dos pacientes analisados ​​sofreram um grande evento cardiovascular, como um ataque cardíaco, dor no peito causada por uma artéria bloqueada ou foram submetidos a um procedimento para abrir uma artéria bloqueada no coração.

Ao conduzir o estudo, os pesquisadores avaliaram inicialmente as taxas de eventos coronarianos maiores entre os pacientes que relataram no questionário que exercitaram pelo menos 500 minutos de equivalente metabólico (MET) por semana – o que está de acordo com as diretrizes de prevenção primária do ACC e da American Heart Association de 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana — com aqueles que se exercitavam menos.

Ao longo do estudo, os pesquisadores descobriram que os pacientes com depressão obtiveram mais que o dobro do benefício do exercício em termos de redução do risco cardiovascular em comparação com pessoas que não tinham depressão. Um benefício semelhante foi encontrado para pessoas com ansiedade.

Hadil Zureigat, MD, pesquisador clínico de pós-doutorado no Massachusetts General Hospital em Boston e principal autor do estudo, esclareceu no comunicado à imprensa que o estudo não sugere que o exercício seja eficaz apenas em pessoas com depressão ou ansiedade, mas enfatiza que o exercício físico A atividade pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor e potencialmente reduzir o risco de doenças cardiovasculares, permitindo que aqueles com condições psiquiátricas crônicas relacionadas ao estresse atinjam dois coelhos com uma cajadada.

Michael Emery, MD, que é codiretor do Sports Cardiology Center da Cleveland Clinic, em Ohio, e não esteve envolvido no estudo, explica a razão pela qual a atividade física é tão benéfica. “O exercício é uma medicina tanto física quanto psicologicamente, e esses fatores interagem de tal forma que, quando você está mais saudável fisicamente, seu estado psicológico é mais robusto e, quando você está mentalmente mais saudável, seu estado físico melhora”, diz ele. “Esta última conexão é direta, a conexão entre os níveis de estresse hormonal e o estado físico; e indiretos, melhores hábitos saudáveis, como comer”.

As taxas de depressão e ansiedade aumentaram durante a pandemia de COVID-19. Onze por cento dos adultos dos EUA pesquisados ​​na Centers for Disease Control and Prevention’s (CDC) 2019 National Health Interview Survey apresentavam sintomas de ansiedad e ou depressão. Mas em dezembro de 2020, a porcentagem de adultos com sintomas de transtorno de ansiedade ou transtorno depressivo aumentou para 42%, de acordo com estimativas do Household Pulse Survey

do CDC. Embora a pesquisa mostre que o número caiu para 31% em dezembro de 2021, ainda permanece acima dos níveis pré-pandemia.

Além disso, as doenças cardíacas continuam sendo a principal causa de morte nos Estados Unidos. Os pesquisadores do estudo atual dizem que os dados enfatizam o importante papel do exercício na manutenção da saúde do coração e na redução do estresse.

“Atendo muito mais pacientes em minhas clínicas agora do que no passado”, diz Dr. Emery. “Eles podem não ter doença cardíaca evidente, mas estão muito estressados ​​​​com a pandemia geral, o papel que a pandemia desempenhou em sua saúde e isso está afetando negativamente sua saúde”.

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O estudo original foi publicado no American College of Cardiology

“Exercise Holds Even More Heart Health Benefits for People with Stress-Related Conditions” – 2022

Autores do estudo: Nicole Napoli – Estudo

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